Flyramp

Projetos aprovados pela Comissão brasileira de skate
SP | +5511 | 4191-0404 Facebook

News

09/04/2009 - Inauguração da Pista de Juazeiro do Norte!

09/04/09


http://triboskate.globo.com/whatsup.php?id=2365


O impulso do skate no Ceará


por: Cesar Gyrão

»Inaugurada a primeira de 21 pistas públicas.

A última segunda-feira foi especial para os skatistas da região sul do Ceará. Com a inauguração do skatepark de Juazeiro do Norte, acaba a longa espera por um lugar decente para andar de skate e é iniciada uma nova era para o esporte no estado. Esta foi a primeira entrega de um plano de gestão e expansão da modalidade que vai abranger as nove macrorregiões do Ceará.

Até 2010, serão 20 municípios contemplados com suas pistas. A escolha das cidades foi baseada em critérios como localização, população e indices de desenvolvimento (IDH). A capital, Fortaleza, terá duas. Entre elas, a maior da série, no Parque Ecológico do Cocó, com 1.200 metros quadrados de área. Também situada em um parque ecológico, o Timbaúbas, a pista de Juazeiro do Norte tem 600 metros quadrados, ótimo desenho e acabamento.

O Ceará tinha uma experiência muito positiva com o skate na cidade de Sobral, terra do governador Cid Gomes, onde há cinco anos foi construída a primeira pista e foram organizadas etapas dos circuitos nordestino amador e brasileiro profissional. Responsável pela obra de Sobral, Fernando Frewka, da Flyramp, foi chamado novamente para cuidar dos novos projetos e ajudar o governo a traçar o pioneiro plano de ação estadual para o skate.

A longa solenidade de inauguração contou com a assinatura de várias ordens de serviços para novas obras sociais e esportivas do estado, entregas de tênis para corredores de rua, skates e capacetes para moradores da região. Cercado de pessoas, o governador Cid Gomes deu um pequeno rolê com um skate, o que terminou com um tombo registrado por muitas câmeras e filmadoras. Levantou rapidamente e saiu-se muito bem ao ilustrar o acidente com a boa e conhecida frase dos skatistas: “Caiu, levantou, tenta de novo.

”Outro destaque da solenidade foi a entrega de um quadro com o retrato de Cid Gomes com um skate por Preto Zezé, da Central Única das Favelas (Cufa). “Se para Obama, Lula é o cara. Para nós, Cid é o governador da galera”, disse Zezé, em reconhecimento às ações do governo voltadas para os jovens. Convidado a falar pelos skatistas, o presidente da Associação de Skate de Juazeiro do Norte (Ajusk), Cícero Cici, não conteve a emoção e ergueu seu skate em agradecimento.

Depois de tantas horas de palanque, os profissionais Ragueb Rogério e Marcos Noveline foram chamados para a apresentação especial da estreia da pista. Iniciaram a demo utilizando toda a área, das rampas retas ao banks, dos fun-boxes aos hips. Desta vez no comando do microfone, Frewka convidou alguns dos melhores skatistas da cidade e o profissional Daniel Tavares, de Fortaleza, para a sessão.

A noite de segunda-feira marca o início de uma nova era para o skate no Ceará. A próxima pista a ser entregue será a de Campos Sales e nos próximos meses outras obras estarão concluídas, com o objetivo de atingir todo o estado. Ainda este ano serão inauguradas as pistas em Iguatu, Quixadá, Tauá, Maranguape e Caucaia; Amontada, Canindé, Aquiraz, Maracanaú, Limoeiro do Norte e a segunda de Fortaleza. As demais serão finalizadas em 2010.

Para se ter melhor noção do que isso tudo representa, as palavras do secretário de Esportes do Ceará, Ferruccio Feitosa, demonstram sua total confiança no sucesso do plano de gestão estadual para o skate: “Vejo o skate como uma oportunidade fantástica de crescimento dos jovens, uma ferramenta de inclusão social e de melhoria na qualidade de vida. O skate estimula o domínio do corpo e da mente, equilíbrio e coordenação motora, disciplina, criatividade, velocidade, concentração e auto-confiança. Aprender com o skate, com o cair e o levantar, é aprender para a vida.

”Parabéns Juazeiro do Norte e Ceará. O skate agradece!
 


Voltar
Copyright 2010. Flyramp Skateparks. Todos os direitos reservados.